Aprenda a VIVER depois de um AVC
Afinal, o que é um AVC?
O AVC (acidente vascular cerebral) ocorre quando há uma oclusão de algum vaso sanguíneo do cérebro, o que acarreta ausência de oxigênio e nutrientes nesse órgão (AVC isquêmico- 80% dos casos) ou quando ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo cerebral (AVC hemorrágico- 20% dos casos).
Como identificar um AVC?
Fique atento aos sinais. O AVC pode causar uma dor de cabeça forte e repentina, e você pode sentir menos força em um dos braços e pernas, assim como falta de visão em um dos olhos. Sua fala pode se tornar “enrolada” e difícil de compreender e o seu rosto pode paralisar de um lado e se tornar assimétrico. Ao suspeitar de um AVC, peça ajuda imediatamente! Quanto mais cedo o socorro chegar, menores são as chances de sequelas.
Devo fazer reabilitação após o AVC?
Com certeza, sim! Nos primeiros meses após o AVC, é como se você tivesse um novo cérebro, que está pronto para aprender novas coisas e estabelecer novas conexões entre os neurônios.
Muita gente não sabe, mas o nosso cérebro tem a capacidade de se moldar e se adaptar a novas situações. A ideia de que nascemos com um número limitado de neurônios e de que não “nascem” outros novos ao longo da vida já caiu por terra. Essa habilidade que o nosso cérebro tem de se “moldar” se chama neuroplasticidade.
É possível dar uma “ajudinha” para o nosso cérebro, com exercícios e prática, e “ensinar” quais áreas devem ser melhor trabalhadas e recuperadas. Então não perca as esperanças e também não perca tempo! Quanto mais cedo você iniciar a reabilitação, mais rápido chegarão os resultados.
Como funciona a reabilitação?
Assim que o paciente está pronto para a reabilitação, o médico prescreve terapias e medicações, que irão variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Atividades comuns do dia a dia serão avaliadas, como, por exemplo: se vestir, subir escadas, ir ao banheiro, resolver problemas, memória e habilidades de comunicação.
As atividades de reabilitação podem durar em média 3 horas por dia, por 5 dias da semana. A constância e a paciência são essenciais durante o processo. Mesmo com passos pequenos, é possível chegar longe com disciplina e força de vontade!
Um programa de reabilitação pode incluir:
- Fisioterapia
- Terapia fonoaudiológica
- Terapia auditiva
- Terapia ocupacional
- Terapia recreativa
- Cuidados nutricionais
- Tratamento psicológico
- Tratamento psiquiátrico
- Trabalho social
- Suporte espiritual
- Educação dos familiares
- Grupos de apoio
Quanto tempo dura a reabilitação?
Cada paciente é único, assim como a sua recuperação. Mas geralmente, a recuperação leva de 3 a 12 meses, e até mais. Para manter a evolução e continuar no mesmo ritmo, é importante que o paciente não abandone a reabilitação.
Como posso reduzir as chances de ter um AVC?
Você pode se proteger contra um AVC ao controlar a pressão arterial, o diabetes, o colesterol, a obesidade, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas, e controlando doenças cardiovasculares e a apneia do sono.
Cuide-se!
Dr. Davi Klava
Atendimento médico em Neurologia Clínica