Cefaleia e Dor
A Cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. As cefaleias podem ser primárias, onde os sintomas principais são causados apenas pela dor de cabeça, e a secundária, que é um sintoma de alguma doença subjacente neurológica ou sistêmica. Já a enxaqueca, é um dos 150 tipos existentes de cefaléia.
Entre os principais tipos de Cefaleia, se destacam:
- Cefaleia Tensional: dor fraca, que dá a sensação de cabeça pesada ou “apertada”, sendo as principais causas o estresse, ansiedade e depressão e pode ser tratada com medicamentos;
- Cefaleia em Salvas: dor intensa, ao redor dos olhos ou de um lado da cabeça, geralmente começa de noite e deixa os olhos lacrimejando, avermelhados e com a pálpebra caída, sendo causada por problemas em uma região específica do cérebro e o tratamento é por medicamentos;
- Enxaqueca: dor de longa duração, podendo durar de 4h a 3 dias, tem início de forma latejante e vai se intensificando, podendo provocar sensibilidade a luz e ao som, náuseas e vômito. Geralmente é causada por alterações hormonais e o tratamento é realizado através do controle dos sintomas, com medicamentos específicos.
Além do tratamento com medicamentos, mudanças de hábitos do dia a dia e reconhecer os chamados “gatilhos” podem auxiliar na prevenção da maior parte das dores. Em muitos casos, não se consegue bons resultados com o tratamento pois o diagnóstico pode estar errado ou incompleto, fatores de exacerbação não foram notados (como o uso excessivo de medicamentos e cafeína), e o tratamento indicado é errôneo (medicamentos com doses inadequadas). Por isso, se consultar com um bom médico especialista é essencial.