Cintilografia Cerebral
O que é Cintilografia Cerebral?
A Cintilografia Tomográfica de Perfusão Cerebral (SPECT), chamada também de Cintilografia Cerebral é um exame realizado para auxiliar na detecção e no acompanhamento da progressão e tratamento de doenças neurológicas, principalmente as neurodegenerativas, associadas à circulação sanguínea no cérebro.
Em que casos esse exame é realizado?
Esse exame é realizado principalmente quando outros exames de imagem como a Ressonância Magnética ou a Tomografia Computadorizada não geram dados suficientes para confirmar a suspeita de doenças neurológicas. A Cintilografia Cerebral é muito útil durante o diagnóstico de demências (Alzheimer, Demência Vascular, Demência de Corpos de Lewy, Demência Frontotemporal), para identificar focos de epilepsia, avaliar tumores cerebrais, confirmar a morte cerebral, avaliar lesões inflamatórias (encefalite) e traumáticas, diagnosticar síndromes parkinsonianas e doenças neuropsiquiátricas (esquizofrenia e depressão) e participa durante todo o processo de diagnóstico e controle do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Como funciona esse exame?
A veia do paciente é puncionada, e esse deve permanecer deitado em repouso por cerca de 15 minutos. Após, um radiofármacos é injetado e um período de espera de 45 a 1h é necessário. Essa substância emite radiação que é captada pelo equipamento, e gera imagens coloridas transmitidas para o computador. O exame tem duração de cerca de 40 minutos.