Conheça os melhores tratamentos para a enxaqueca menstrual
A dor de cabeça é um sintoma comum durante a TPM das mulheres – o período que antecede a menstruação. Mas o quadro se agrava quando essa “dor de cabeça” é, na verdade, uma crise de enxaqueca. Mais da metade das mulheres com enxaqueca têm crises “naqueles dias” ou alguns dias antes, a esse tipo de dor damos o nome de ENXAQUECA MENSTRUAL (ou hormonal). Como médico, alerto que o tratamento para enxaqueca menstrual é diferente do tratamento utilizado em outros tipos de enxaqueca. Por isso, trago hoje algumas informações sobre os melhores tratamentos para enxaqueca menstrual.
MAS DR. DAVI, COMO POSSO SABER SE TENHO ENXAQUECA MENSTRUAL?
Primeiro, precisamos definir o que é enxaqueca para depois abordarmos a enxaqueca menstrual. A enxaqueca é um dos mais de 150 tipos de “dores de cabeça” existentes. Ela se caracteriza por ser uma dor de longa duração (de 4h à 3 dias), com início de forma latejante que vai se intensificando com o tempo, podendo provocar sensibilidade à luz e ao som, náuseas e vômito. Geralmente é causada por alterações hormonais, e é aí que entra a menstruação. Durante o ciclo menstrual da mulher, ocorrem alterações nos níveis hormonais, como a diminuição do estrogênio, facilitando o aparecimento das crises.
A enxaqueca menstrual costuma durar mais tempo, ser mais intensa e mais difícil de tratar do que outras crises não relacionadas à menstruação. Ela pode ainda ser dividida em duas categorias:
1) Enxaqueca menstrual pura: quando as crises ocorrem apenas nos dias anteriores ou durante a menstruação;
2) Enxaqueca relacionada com a menstruação: as crises ocorrem em qualquer momento do ciclo menstrual.
Em qualquer um dos casos, as crises costumam ser mais intensas nos dois primeiros dias de menstruação. Por isso, estar atenta e conhecer a sua dor é muito importante. Uma dica que dou para os meus pacientes é ter um “diário da enxaqueca”, com anotações de dias, horários, período menstrual e possíveis gatilhos que podem ter desencadeado a crise naquele dia. Esse estudo auxilia tanto no diagnóstico quanto no tratamento.
TRATAMENTOS PARA A ENXAQUECA MENSTRUAL
Após determinar, em consulta clínica, que o seu caso realmente é de enxaqueca menstrual, partimos para a escolha do tratamento mais adequado. Não existe um tratamento de base específico para a enxaqueca menstrual e suas subcategorias, mas alguns medicamentos têm sido utilizados, a depender da frequência e da duração das crises de enxaqueca. Assim, o tratamento pode ser dividido entre agudo, profilaxia de curto prazo (prevenção) e atitudes diárias de prevenção.
Tratamento agudo: são utilizados medicamentos da classe dos TRIPTANOS, que causam a constrição dos vasos sanguíneos da cabeça e impedem o processo de inflamação que ocorre durante as crises de enxaqueca. No geral, os mais utilizados e com comprovação científica de eficácia são o Rizatriptano, Naratriptano e Sumatriptano.
Atitudes diárias de prevenção: volto a recomendar o “conhecer a própria dor” através de um diário da enxaqueca. Dessa forma, você conseguirá reconhecer os possíveis gatilhos, além da menstruação, e evitar as crises. Aqui, também se enquadram os medicamentos usados para a prevenção.
Profilaxia de curto prazo (prevenção): para a prevenção, o tratamento preemptivo pode ser utilizado, onde a medicação é feita nos dias que antecedem a crise de enxaqueca. Tanto medicamentos da classe dos triptanos quanto os de outras categorias são utilizados. Entre os triptanos, os mais usados são o Frovatriptano, Naratriptano e Zolmitriptano. E nas outras classes, os mais utilizados são o estrogênio e o Naproxeno.
Cada mulher pode reagir de uma forma diferente aos medicamentos descritos acima, por isso, não deixe de agendar uma consulta com um profissional de qualidade para o correto acompanhamento clínico e escolha do tratamento mais adequado. Em caso de dúvidas, você pode contar comigo para um atendimento humanizado.
Enxaqueca tem tratamento. Vamos juntos descobrir o melhor caminho para o SEU caso?
Dr. Davi Klava | Atendimento Médico em Neurologia Clínica
Fonte:
– Maasumi, K., Tepper, S. J., & Kriegler, J. S. (2017). Menstrual Migraine and Treatment Options: Review. Headache, 57(2), 194–208. doi.org/10.1111/head.12978
– Sociedade Brasileira de Cefaleia, “Dor de Cabeça e Menstruação”, 2019.
2 Comments
Foi util para mim porque sofro de enxaqueca menstrual.
Dr bom dia, não sei mais o que fazer, quase todo mês sofro com essa dor insuportável,fico muito enjoada e a dor me derruba ,vc pôde meu ajudar?