Doenças Neuromusculares
As Doenças Neuromusculares são aquelas que afetam o sistema nervoso periférico e a junção neuromuscular, estruturas responsáveis por conduzir as informações de movimento e sensibilidade até os músculos. As mais comuns são: esclerose lateral amiotrófica (ELA), plexopatias, radiculopatias, gânglio patias, miastenia gravis, miopatias e neuropatias periféricas. Tais doenças são incapacitantes no sentido físico, mas não afetam o sistema cognitivo e intelectual do paciente.
Sintomas como a fraqueza muscular, alterações dos reflexos e alterações anatômicas e da sensibilidade de regiões ou membros do corpo são sinais de alerta das Doenças Neuromusculares. Além disso, o histórico familiar, pessoal e social, a duração dos sintomas e os hábitos de vida serão analisados. A eletroneuromiografia, testes de neuroimagem (ressonância magnética e ultrassom), exame do líquido cefalorraquidiano e os exames de sangue são essenciais para o diagnóstico e determinação da progressão da doença.
Na maior parte dos casos, não há um tratamento específico, porém, diversas táticas de reabilitação podem ser utilizadas para ajudar o paciente a manter sua qualidade de vida e independência, como os exercícios físicos e respiratórios realizados com o acompanhamento fisioterapêutico e a terapia.