Eletroencefalograma
O que é Eletroencefalograma?
O Eletroencefalograma (EEG) é um exame capaz de identificar anormalidades na atividade elétrica cerebral, através da análise da frequência dos sinais emitidos pelo cérebro, e pode ser realizado em pessoas de quaisquer idades (bebês, crianças, adultos e idosos).
Em que casos esse exame é realizado?
Esse exame é essencial durante o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com distúrbios da consciência, suspeita de epilepsia e outras condições como problemas de memória, distúrbios do sono (como a narcolepsia), e cefaleias, que podem representar sintomas de outras doenças neurológicas mais graves.
Como funciona esse exame?
São posicionados eletrodos no couro cabeludo do paciente, com o auxílio de uma pasta condutora (gel). Tais eletrodos são capazes de captar os sinais elétricos emitidos pelo cérebro e transmiti-los para o computador, onde serão registrados. O ideal é que o EEG seja realizado em diferentes estados de consciência do paciente: acordado, durante a sonolência e o sono. Pode ser pedido que realize algumas ações, como abrir e fechar os olhos, respirar rapidamente por alguns minutos (estado de hiperpneia) ou olhar para uma lâmpada de luz (fotoestimulação intermitente) para aumentar a sensibilidade do exame e identificar alterações específicas.