Eletroneuromiografia
O que é Eletroneuromiografia?
A Eletromiografia (EMG) é um exame diagnóstico das lesões no sistema nervoso periférico, através do qual é possível obter informações sobre a fisiopatologia das lesões e o seu curso temporal, além do seu grau de comprometimento. Em outras palavras, ele avalia a função dos nervos (medula e nervos periféricos) e músculos, de modo a garantir ao paciente o melhor tratamento.
Em que casos esse exame é realizado?
Sintomas como fraquezas musculares, diminuição de força e alteração na sensibilidade dos membros podem ser indicativos de doenças que afetam os nervos periféricos, a junção neuromuscular, as raízes motoras e os músculos, e para isso, a Eletroneuromiografia pode ser indicada.
Como funciona esse exame?
A Eletroneuromiografia é realizada em duas etapas: a neurocondução e a eletromiografia. Na neurocondução os nervos periféricos (sensitivos e motores) são estimulados através de uma corrente elétrica. Após, para a realização da eletromiografia é utilizado um eletrodo em forma de agulha descartável, que avalia a atividade elétrica intramuscular, determinando a gravidade das lesões e identificando patologias na medula espinhal, nas raízes motoras e nas próprias células musculares. Além disso, a velocidade de condução nervosa também pode ser mensurada através da Eletromiografia. O exame pode ser um pouco incômodo, no entanto, é perfeitamente suportável, sendo realizado até mesmo em crianças pequenas.