Exame de Líquor
O que é Exame de Líquor?
O líquor, ou líquido cefalorraquidiano, é um líquido produzido em cavidades localizadas no interior do cérebro (ventrículos laterais), ocupando todo o espaço subaracnóideo do cérebro e da medula espinhal. Sua função básica é criar uma barreira mecânica e imunológica para proteger todo o Sistema Nervoso Central (SNC). Dessa forma, o Exame do Líquor busca alterações nas células desse líquido e a presença de micro-organismos que possam causar infecções e consequentemente, doenças neurológicas.
Em que casos esse exame é realizado?
Esse exame é realizado principalmente para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da progressão de doenças como a encefalite, meningite e síndrome de Guillain-Barrè. O líquor também possui algumas substâncias chamadas biomarcadores, que podem estar aumentados ou alterados nos distúrbios cognitivos, como a demência (Alzheimer, Demência Vascular, Demência de Corpos de Lewy, Demência Frontotemporal), hipertensão intracraniana benigna e a hidrocefalia de pressão normal.
Como funciona esse exame?
Para se obter o líquor, é necessária a realização de uma punção na região lombar, com seringa específica estéril (o mesmo tipo utilizado para raquianestesia), e a amostra é enviada para análises laboratoriais. O mesmo acontece para a realização do exame chamado painel de meningite, onde são investigados a presença de micro-organismos como bactérias e vírus no líquor.