Exames Laboratoriais

O que são Exames Laboratoriais?

Os Exames Laboratoriais abrangem os testes de análises clínicas, realizados nas áreas de hematologia, imunologia, bioquímica, microbiologia e urinálise. Para isso, o diagnóstico e acompanhamento da progressão de diversas doenças podem ser monitorados através da análise dos fluidos corporais, como o sangue, urina, saliva, sêmen, raspado de feridas, líquor (líquido cefalorraquidiano), entre outros.

Em que casos esses exames são realizados?

Na área da neurologia, os Exames Laboratoriais mais pedidos são o hemograma (análise das células do sangue, incluindo hemácias e as células de defesa), testes bioquímicos para o diagnóstico de doenças metabólicas no sistema nervoso, testes sorológicos para identificação de doenças autoimunes da área da neuroimunologia (teste FAN, Fator Antinuclear), como o lúpus eritematoso sistêmico e a síndrome de Guillain-Barré, e a análise do líquor (líquido cefalorraquidiano), para investigação de quadros inflamatórios no sistema nervoso central, como a meningite.

Como funcionam esses exames?

Na maior parte dos casos, os Exames Laboratoriais são realizados através da coleta de tubos de sangue venoso, que são encaminhados para os setores correspondentes dos laboratórios de análises clínicas. A depender do tipo de exame, existem diferentes exigências de tempo de jejum, por exemplo. Já para se obter o líquor, é necessária a realização de uma punção na região lombar.