Os jovens merecem atenção: consumo excessivo de álcool pode causar AVC
O AVC é a segunda maior causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. De acordo com os dados da Organização Mundial do AVC, só no Brasil, 70 mil pessoas morrem de AVC todos os anos e uma a cada 10 pessoas que sofreram AVC, terão outro ataque nos 12 meses seguintes.
Essa é uma condição mundialmente alarmante e estudos recentes mostram que um comportamento comum entre os jovens que é o consumo excessivo de álcool, está relacionado ao maior risco de AVC com o avançar da idade. Acompanhe o texto para entender um pouco mais sobre o AVC e o consumo de álcool.
O que é AVC?
O AVC é resultado da alteração do fluxo de sangue no cérebro, o que pode levar à morte de células neurais da região atingida. Pode ser de dois tipos:
- Acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral: representa 80% dos casos de AVC e ocorre quando há uma obstrução dos vasos cerebrais devido a uma trombose (formação de placas em uma artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou placa de gordura de outra parte do corpo chega aos vasos sanguíneos).
- Acidente vascular hemorrágico: quando há o rompimento dos vasos sanguíneos no interior do cérebro ou em membranas da meninge, que gera o aumento da pressão intracraniana e maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas não afetadas. É o subtipo mais grave e possui altos índices de mortalidade.
Apesar de haver dois subtipos de AVC, muitos sintomas são comuns para ambos, tais quais:
- dor de cabeça muito forte, com início súbito, especialmente se acompanhada de vômitos;
- fraqueza ou dormência na face, braços ou pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;
- paralisia;
- perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar;
- vômitos, náuseas e confusão mental.
Fatores de risco para o AVC
Os fatores de risco para o AVC são tanto da qualidade de vida quanto de fatores intrínsecos à característica humana, como o envelhecimento e histórico familiar.
Dentre os fatores de risco derivados do estilo de vida, é possível citar hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, colesterol alto, sedentarismo, estresse, doenças cardiovasculares e doenças do sistema sanguíneo.
Jovens e o consumo excessivo de álcool
O consumo frequente de álcool, por si só, já é um fator de risco para a ocorrência de um AVC. Entretanto, estudos recentes mostram que as bebedeiras, comuns no público analisado entre 18-45 anos, estão agravando os fatores de risco para AVC de forma prematura. Mas como isso acontece?
Ingerir bebidas alcoólicas socialmente e dentro dos limites estabelecidos não é um fator preocupante. Todavia, ingerir álcool acima dos limites seguros aumenta os riscos de AVC através do aumento direto de condições que são fatores de risco para o AVC.
Isso acontece da seguinte forma: a hipertensão, diabetes, sobrepeso e colesterol alto já são um fator de risco para o AVC. O consumo em excesso e frequente de bebidas alcoólicas afeta negativamente a saúde integral, aumentando os riscos de desenvolver justamente os transtornos metabólicos citados.
Um estudo recente com jovens adultos mostrou que aqueles que ficam bêbados com frequência estão comprometendo a saúde, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Esse comportamento em homens foi associado com maior pressão sistólica e aumento de colesterol, enquanto que em mulheres, foi associado com um aumento da concentração de glicose no sangue.
Deste modo, independente da sua idade, sempre prefira beber dentro das quantidades seguras e indicadas. A recomendação de ingestão semanal de álcool é de 14 unidades, onde cada unidade equivale a 10 mL de álcool puro. Sendo assim, o limite semanal pode ser exemplificado com: 6 canecas de cerveja com teor médio de álcool ou 6 taças de 175 mL de vinho.
Se você possui algum dos fatores de risco para o AVC e um estilo de vida pouco saudável ou já possui mais de 55 anos, considere buscar auxílio profissional para manter seus exames em dia.
Você pode sempre contar comigo. Agende sua consulta pelo telefone (19) 99778-2580.
▪▪ Dr. Davi Klava ▪▪
Atendimento Médico em Neurologia Clínica
Referências
29/10 – Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/29-10-dia-mundial-do-avc-acidente-vascular-cerebral/.>. Acesso em: 20 Out. 2022.
ALCOHOL and Stroke. Stroke Association 2022, v. 5, 2022. Disponível em:<https://www.stroke.org.uk/sites/default/files/publications/alcohol_and_stroke_guide.pdf>. Acesso em: 20 Out. 2022.
VANDERBILT University Medical Center. Young drinkers beware: Binge drinking may cause stroke, heart risks. ScienceDaily, 9 August 2018. Disponível em:<www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180809175102.htm>. Acesso em 20 Out. 2022.