Lúpus Eritematoso Sistêmico: entenda como ela pode afetar o sistema neurológico
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica, que afeta vários órgãos e sistemas do corpo humano. Entre as complicações mais comuns do LES, está o envolvimento do sistema neurológico, que pode ocorrer em cerca de 25% dos pacientes.
Como o Lúpus afeta o sistema neurológico?
O sistema neurológico é responsável por controlar e coordenar as funções corporais, e é composto pelo cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Quando afetado pelo LES, pode apresentar uma variedade de sintomas e complicações, que variam desde leves até graves e potencialmente fatais.
Um dos sintomas mais comuns de envolvimento neurológico no LES é a neuropatia periférica, que afeta os nervos periféricos e pode levar a dormência, formigamento e dor nas mãos e nos pés. A neuropatia pode ser causada pela inflamação dos nervos ou pela diminuição do fluxo sanguíneo para eles.
O LES também pode afetar o sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinhal. Nesses casos, os pacientes podem apresentar uma variedade de sintomas, que incluem:
- Alterações de humor e comportamento, como depressão, ansiedade e irritabilidade;
- Problemas cognitivos, como dificuldade de concentração, perda de memória e confusão mental;
- Convulsões e distúrbios convulsivos;
- Acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido;
- Inflamação do tecido cerebral, que pode levar a lesões permanentes e deficiência cognitiva.
Além desses sintomas, o LES pode afetar os músculos e os nervos que controlam a respiração, levando a problemas respiratórios graves e potencialmente fatais.
Diagnóstico
O diagnóstico de envolvimento neurológico no LES pode ser desafiador, uma vez que os sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças neurológicas. O diagnóstico geralmente envolve a realização de exames de imagem, como ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC), para avaliar o cérebro e a medula espinhal. Também podem ser necessários exames neurológicos específicos, como eletroencefalograma (EEG) e eletroneuromiografia (ENMG), para avaliar a atividade elétrica do cérebro e dos nervos.
Tratamento
Por não haver um tratamento específico para o quadro neurológico no LES, atualmente o controle do problema é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, dependendo da gravidade e dos sinais apresentados pelo paciente. Em casos leves, pode ser suficiente tratar com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em casos mais graves, pode ser necessário usar corticosteroides ou outros medicamentos imunossupressores para controlar o quadro.
Dr. Davi Klava | Atendimento Médico em Neurologia Clínica
Referência:
HOW Lupus Affects Your Nervous System. [S. l.], 10 mar. 2022. Disponível em: https://www.webmd.com/lupus/lupus-nervous-system. Acesso em: 3 abr. 2023.
LUPUS and the nervous system. [S. l.], 19 out. 2022. Disponível em: https://www.lupus.org/resources/how-lupus-affects-the-nervous-system#:~:text=Lupus%20can%20damage%20nerves%20in,a%20part%20of%20your%20body. Acesso em: 3 abr. 2023.