Miastenia Gravis: como se manter seguro durante a pandemia

Muitas pessoas que possuem Miastenia Gravis (MG) ou Síndrome de Lambert-Eaton (SLE) estão com algumas dúvidas em relação a como se proteger neste momento de pandemia. Nesse texto vou responder as principais! 

Eu estou mais propenso a contrair a COVID-19 se eu tiver MG ou SLE? 

Ainda não podemos dizer com certeza se as pessoas com MG, SLE ou outras doenças autoimunes são afetadas pela COVID-19 de uma forma diferente. Porém, o fato de que o tratamento desses pacientes se baseia em terapias imunossupressoras e que eles podem ter fraqueza muscular respiratória, teoricamente, existe uma maior probabilidade de que essas pessoas sofram os sintomas mais graves da COVID-19. Por isso é importante continuar mantendo o distanciamento social, usar máscara e higienizar bem as mãos com álcool em gel.

Posso continuar usando normalmente a minha medicação para MG e SLE durante a pandemia?

Pode e DEVE! Nunca pare o tratamento a não ser que você já tenha conversado com o seu médico e ele tenha aprovado. 

Não existe nenhuma evidência de que qualquer medicamento utilizado para tratar MG ou SLE aumente a chance de infecção, portanto não há motivo para você interromper o seu tratamento. 

Ainda assim, reforço a importância de continuar tomando todas as medidas preventivas.

É seguro continuar minha terapia infusional, tratamento com imunoglobulinas intravenosa ou transfusão de plasma? 

Se você precisa ir até o hospital para realizar essas terapias, você e seu médico devem discutir os prós e os contras, levando em consideração diversos fatores, incluindo a incidência de COVID-19 na sua região. Se possível, considere fazer o tratamento em casa.

Devo continuar com a minha rotina de monitoramento sanguíneo durante a pandemia? 

Depende. É importante avaliar o seu caso em particular, levando em consideração a incidência da COVID-19 na sua cidade. Sempre discuta o seu caso com um médico de confiança antes de interromper qualquer tratamento ou rotina de exames. 

Devo iniciar terapia imunológica durante a pandemia?

É melhor esperar até que o pico da pandemia já tenha passado na sua região.

Faço parte de um teste clínico. Devo continuar?

Você deve conversar com os responsáveis pelo teste. Se existir alguma evidência de que algum medicamento envolvido na pesquisa aumenta o risco de contrair a COVID-19, tome cuidados redobrados.

Devo me vacinar normalmente durante a pandemia? 

Sim! De qualquer forma, converse com o seu médico. Pessoas com MG ou SLE devem evitar vacinas com vírus atenuados e preferir vacinas com o vírus inativo. 

Já contraí a COVID-19. E agora? Isso vai afetar o meu tratamento?

Se você teve sintomas leves e nenhuma complicação, continue o tratamento normalmente. Caso seus sintomas tenham sido graves, seu médico deve pausar a imunossupressão 

Caso você tenha mais dúvidas, o meu WhatsApp está aberto para conversarmos:

 19 99685-4402 

Dr. Davi Klava

Atendimento médico em Neurologia Clínica

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required