Neurologia Cognitiva

A Neurologia é a especialidade médica que abrange as doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico. Já a Neurologia Cognitiva é uma de suas subespecialidades, que estuda as bases anatômicas e fisiológicas das funções cognitivas e do comportamento (linguagem, memória, ações motoras e visuoespaciais), sendo capaz de identificar e tratar os transtornos destas funções.

Os principais transtornos tratados pela Neurologia Cognitiva, são: a demência (como o Alzheimer, Demência Vascular, Demência de Corpos de Lewy, Demência Frontotemporal), comprometimento cognitivo leve, transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos e as sequelas de outras doenças neurológicas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infecções e traumas cranianos.

Sintomas como a perda de memória, alterações súbitas do comportamento, confusão mental e a perda de autonomia podem ser indícios de alguma doença cognitiva. É muito importante que o diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível, pois apenas dessa forma muitas das causas e dos sintomas de tais doenças são reversíveis. O tratamento é realizado através de medicamentos e suplementos alimentares prescritos pelo médico especialista.