Parar de tomar antidepressivos é possível! Saiba como fazer isso corretamente:

Muitos de vocês sabem que os antidepressivos podem, literalmente, salvar vidas, trazendo de volta a alegria, motivação e a energia para realizar as tarefas do dia a dia. 

Mas, assim como muitos medicamentos, os antidepressivos podem causar efeitos colaterais desagradáveis, como, por exemplo: redução da libido, dificuldade em chegar ao orgasmo, insônia, dores de cabeça, sonolência, alterações no apetite, entre outros.

No início do tratamento, esses efeitos colaterais tendem a ser mais tolerados, mas à medida que o paciente percebe uma melhora no quadro depressivo, é comum que ele queira seguir em frente sem a necessidade dos medicamentos e seus efeitos colaterais. 

O problema é quando a decisão de parar com a medicação é tomada sem acompanhamento do médico e a interrupção é repentina, o que pode causar severas crises de abstinência e o retorno dos sintomas da depressão. 

Por que a interrupção repentina do tratamento com  antidepressivos causa crises de abstinência e recaídas?

Ter crises de abstinência após parar abruptamente o tratamento com o antidepressivo não é sinônimo de vício. 

Os antidepressivos funcionam porque alteram os níveis dos neurotransmissores (mensageiros que atuam no nosso cérebro). Quando interrompemos a medicação de uma hora para outra, o nosso cérebro não tem tempo para equilibrar os níveis de neurotransmissores, o que causa a abstinência.

Quais são os sintomas da abstinência do antidepressivo? 

Os sintomas causados pela abstinência de antidepressivos podem ser físicos e/ou mentais. As queixas mais comuns são:

  • Sintomas digestivos: náusea, vômito, cólicas, diarreia e falta de apetite.
  • Alterações no sono: você pode sentir muito sono ou insônia e ter pesadelos ou sonhos incomuns.
  • Equilíbrio: sintomas como tonturas, falta de equilíbrio e sensação de “cabeça vazia” são comuns na abstinência de antidepressivos.
  • Controle dos movimentos: podem ocorrer espasmos, tremores, dificuldades na coordenação da fala e mastigação.
  • Sentimentos confusos: é normal se sentir ansioso, depressivo e com oscilações de humor após a interrupção repentina do tratamento com antidepressivos.

Como diferenciar os sintomas da abstinência de uma recaída da depressão? 

Em geral, a maioria dos sintomas da abstinência dos antidepressivos são bem diferentes de uma recaída. No caso das alterações de humor, se forem resultantes da abstinência, elas tendem a ocorrer no máximo alguns dias depois da interrupção do medicamento. Já a recaída ocorre de forma mais gradual. 

Qual é a forma correta de parar de tomar antidepressivos? 

Não tenha pressa. Mesmo que você queira interromper o tratamento o mais rápido possível, tenha paciência. Sempre fale com o seu médico antes de fazer qualquer alteração na dose na sua medicação. De modo geral, o médico prescreve doses cada vez mais baixas para que o desmame seja gradual, reduzindo os efeitos da abstinência. 

Planeje-se. Não interrompa a medicação em períodos onde existem eventos importantes, como a prova de um concurso, por exemplo. Mesmo com o acompanhamento médico e reduzindo a medicação de forma gradual, ainda existem chances de ocorrer sintomas da abstinência. Mais uma vez: não tenha pressa.

Faça psicoterapia. A terapia com um psicólogo é de extrema importância durante e após o tratamento. Pacientes que fazem acompanhamento psicológico têm menos chances de ter uma recaída

Qualquer dúvida, me envie uma mensagem pelo WhatsApp 19 99685-4402

 Dr. Davi Klava

 Atendimento Médico em Neurologia Clínica

5 Comments

  1. Tenho Levis crises de ansiedade. Estou com muita dificuldade para engolir os alimentos em geral. Já fiz exame é não tenho nada. O q devo fazer?

  2. Eu tô fazendo o desmame eu tava de 15 mg um e meio a médica fez o desmame dessa forma tomar um inteiro uma semana depois uma semana meio comprimido eu tô sentindo muita ansiedade mãos suando vontade de vomitar,falta de apetite,choque no cérebro, taquicardia oq devo fazer?

  3. Estou na quarta caixa de Velija de 30 mg. Uma capsula a noite..Quero parar de tomar. Devo tomar dia sim dia não ?

  4. Eu devo continuar tomando bromazepam 1.5mmg parei faz 5 dias estou com alguns distúrbios intestinal cólicas dor no corpo insônia pesadelo

  5. Eu já não aguento mais tomar esse remédio, Prq tenho medo de estar dando problema no meu fígado que nunca tive problema e agora estou tendo,já tentei parar mas fico muito nervosa, e com muito chiado na cabeça.

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required