Tomografia Computadorizada

O que é Tomografia Computadorizada?

A Tomografia Computadorizada é um tipo de exame onde há a junção do equipamento de raio-X com computadores. Dessa forma, são utilizados esses mesmos raios para obter imagens dos órgãos internos do paciente, com uma qualidade bem mais alta do que nos exames de raios-X comuns.

Em que casos esse exame é realizado?

Devido a sua alta resolução de imagens, a Tomografia Computadorizada é muito utilizada em casos de suspeita de tumores ou outras alterações nos órgãos internos, como os ossos, cérebro, rins, ovários, e região pleural. Na área da neurologia, esse exame é muito útil para o diagnóstico de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurismas, edema cerebral, fraturas e hemorragias cranianas. Dessa forma, doenças de áreas como a Neuroimunologia, Medicina do sono, Neurologia Vascular e Cognitiva, e a investigação dos Transtornos do Movimento, podem ser investigadas através da Tomografia Computadorizada.

Como funciona esse exame?

A Tomografia Computadorizada funciona da seguinte forma: o técnico radiologista posiciona o paciente deitado em uma mesa acoplada ao tomógrafo. A mesa se move para dentro e para fora do aparelho, que se assemelha a um túnel redondo, enquanto as imagens de raios-X são feitas e analisadas pelo computador. O paciente deve se manter imóvel durante todo o procedimento, que pode demorar de 10 a 30 minutos, a depender da região a ser analisada. No entanto, o exame é indolor e não causa desconforto.