Transtornos do Movimento

Os Transtornos do Movimento são caracterizados por movimentos anormais, diminuídos ou excessivos, que a pessoa não consegue deter ou controlar. Geralmente, são causados por algum problema no funcionamento do sistema nervoso, como as doenças nos neurônios motores.

Eles se apresentam geralmente nas seguintes doenças: tumores, doenças degenerativas (como o Parkinson, Wilson e Huntington), Acidente Vascular Cerebral (AVC), distonias (contrações musculares involuntárias), ataxias (perda do controle muscular durante movimentos voluntários), espasticidade (músculos tensos e rígidos), síndrome das pernas inquietas e durante o uso de algumas categorias de medicamentos.

Sintomas como tiques, espasmos musculares, tremores, balismos (movimentos involuntários grosseiros) e careia (movimentos involuntários rápidos) são sinais de alerta, pois podem ser causados por alguma das doenças neurológicas citadas anteriormente, sendo considerados Distúrbios do Movimento.

A maioria dos distúrbios do movimento são permanentes e não têm cura, mas diversos tratamentos podem ser realizados para evitar a progressão da doença, amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.