O que ninguém te contou sobre prevenir o Alzheimer
Como prevenir o Alzheimer com pequenas mudanças na sua rotina
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo. Em outras palavras, ela causa a morte dos neurônios: as células que formam o nosso cérebro. Com esse dano, ocorre em um primeiro momento a perda da memória, e consequentemente, da aprendizagem e a desorientação no espaço e no tempo. Mas a boa notícia é que pequenas mudanças na sua rotina podem te ajudar a prevenir o Alzheimer.
CAUSAS DO ALZHEIMER
A genética tem grande peso quando o assunto é Alzheimer. Em 1% de todos os casos, existem três genes que determinam com certeza se você desenvolverá ou não a doença, e isso está relacionado à produção e acúmulo de proteínas no cérebro, chamadas de beta-amiloide e tau, que formam placas e emaranhados no local.
Assim como outras doenças crônicas comuns, o Alzheimer é causado 99% das vezes pela associação entre diversos fatores, como a idade, genética, ambiente, estilo de vida e condições médicas coexistentes. Nesses, também existe a relação com o desequilíbrio na produção das proteínas, mas os outros fatores têm mais peso, como a inflamação cerebral, doenças vasculares e estilo de vida. E o que eles têm em comum? Ao contrário da genética, eles podem ser ALTERADOS!
COMO PREVENIR O ALZHEIMER?
Os estudos científicos sobre as formas de prevenção do Alzheimer encontraram associações principalmente com doenças cardiovasculares, dieta, exercícios, interações sociais e atividades intelectuais. Ao melhorar a sua relação com tais pontos chaves, através de mudanças simples na rotina o Alzheimer e outras demências podem ser prevenidos, garantindo uma melhor qualidade de vida e longevidade.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Cerca de 80% das pessoas que tiveram Alzheimer também possuíam alguma doença cardiovascular. Além disso, as condições que são conhecidas por aumentarem os riscos de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, diabetes e colesterol alto, também aumentam os riscos do Alzheimer. Alguns estudos sugerem ainda que algumas pessoas podem ter o acúmulo de placas e emaranhados de proteínas no cérebro, mas só chegam a desenvolver os sintomas da demência caso também apresentem doença vascular cerebral.
DIETA E EXERCÍCIOS
A alimentação pode possuir efeitos favoráveis na prevenção da Doença de Alzheimer. A Dieta Mediterrânea, comum em países como a Espanha, sul da França, Itália e Grécia, possui pouco consumo de carne vermelha e é rica em frutas, vegetais, azeite de oliva, vinho e peixes. Ela é considerada neuroprotetora por ser rica em vitaminas, carotenos, polifenóis e ácidos graxos insaturados.
Outra opção é a dieta DASH (Abordagens Dietéticas Para Parar a Hipertensão), que enfatiza vegetais, frutas, laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura, grãos inteiros, peixes, aves, feijão, sementes, nozes e óleos vegetais e limita o consumo de sódio, doces, bebidas açucaradas e carnes vermelhas.
Já a prática de exercícios físicos tem muita relação com a prevenção das doenças cardiovasculares, pois aumenta o fluxo de sangue e oxigênio pelo corpo. Por isso, assumir uma postura mais saudável, ao inserir na sua dieta os alimentos citados anteriormente e aderir à prática de exercícios, é um passo simples, mas que ajuda a sua saúde de forma intensa.
INTERAÇÕES SOCIAIS E ATIVIDADES INTELECTUAIS
A estimulação social e mental do cérebro fortalece as conexões entre os neurônios e previne as demências no geral. Por isso, manter interações sociais fortes e frequentes é importante. Mesmo durante a pandemia há formas de fazer isso, você pode utilizar das novas tecnologias para se manter conectado com as outras pessoas. Outra vantagem de se aprofundar mais sobre esse mundo intranet, é o estímulo mental. Aprender uma nova língua ou como usar uma nova rede social pode ser benéfico para o seu cérebro a longo prazo!
O Alzheimer é um dos transtornos tratados pela Neurologia Cognitiva. Para saber mais sobre essa especialidade, acesse
Dr. Davi Klava | Atendimento Médico em Neurologia Clínica
Fonte:
– Harvard Health Publishing e Alzheimer’s Association.